quinta-feira, 30 de julho de 2009

Hipertireoidismo

Hipertireoidismo

Para falarmos sobre hipertireoidismo, é importante uma breve explicação sobre a glândula tireóide. A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e que produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Estes hormônios atuam em vários órgãos e sistemas do corpo humano como coração, pulmão, intestino, músculos, ossos, fígado, pele, cabelos, fertilidade, ciclos menstruais, desenvolvimento fetal, metabolismo dos açúcares e gorduras. A produção de hormônios pela tireóide é controlada por outra glândula chamada hipófise que se localiza dentro do crânio e produz o hormônio estimulador da tireóide conhecido como TSH. Em geral, a falta de hormônios tireoidianos causa o hipotireoidismo e o excesso deles causa o hipertireoidismo.

O hipertitroidismo é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer também em homens, crianças e idosos.

Causas de Hipertireoidismo:

O hipertireoidismo ocorre na maioria das vezes devido a uma produção excessiva de hormônios pela própria tireóide sem o controle da hipófise (do TSH). Isto pode ser causado por uma doença auto-imune, quando anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente estimulam a tireóide. Esta condição é chamada de bócio difuso tóxico ou doença de Graves. Um ou vários nódulos na tireóide também podem ser causa de produção excessiva de hormônio tireoidiano. A inflamação da tireóide conhecida como tireoidite pode, em sua fase inicial, ser causa de excesso de hormônios. Algumas fórmulas, como as utilizadas para emagrecer, podem conter hormônios da tireóide e causar hirpertireoidismo enquanto estiverem sendo utilizadas. Algumas medicações também que contêm iodo podem causar hipertireoidismo em alguns pacientes. Existem ainda, causas mais raras de hipertireoidismo, como alguns tumores.

Sinais e Sintomas de Hipertireoidismo:

Perda de Peso, Alterações menstruais e infertilidade, Calor excessivo, Pele quente e fina, Suor excessivo, Palpitação, Diarréia, Tremores, Agitação, Cabelos secos e quebradiços, Ansiedade, Aumento do tamanho da tireóide, Insônia, Aumento do apetite, Irritabilidade

Pacientes com doença de Graves podem apresentar alterações nos olhos (Oftamopatia de Graves). Os sinais e sintomas são: dor, coceira, ardência, excesso de lágrimas ou ressecamento e sensação de areia nos olhos. Incômodo com a luz. Visão diminuída ou embaçada ou dupla. Ás vezes os olhos se projetam para fora dos globos oculares ficando saltados e brilhantes.

Diagnóstico:

Para o diagnóstico inicial o médico solicita os exames de TSH e T4 livre. O TSH está baixo e o T4 livre aumentado. O próximo passo são exames para diagnosticar a causa do hipertireoidismo.

Tratamento:

O tratamento do hipertireidismo pode ser feito com medicações que diminuem a produção dos hormônios pela tireóide. Mas muitas vezes é necessário um tratamento com iodo radioativo ou cirurgia. O tratamento do hipertireoidismo pode ser prolongado, muitas vezes pode resultar em hipotireoidismo e deve ser sempre conduzido por um médico endocrinologista. Pacientes com oftamopatia podem necessitar de tratamento específico para os olhos o qual será feito pelo médico endocrinologista em conjunto com um médico oftalmologista. Pacientes fumantes devem parar de fumar, pois o cigarro pode agravar a oftalmopatia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário